Projectos em curso

Investigador responsável pelo projecto "Regulação do metabolismo da parede celular e da permeabilidade da membrana plasmática durante o amadurecimento de frutos carnudos" financiado  pela FCT (POCTI/AGG/47144/2002).

Investigador responsável pelo projecto “Total Gas Management for Postharvest Research: Postharvest Senescence and Produce Quality as Affected by Gaseous Compounds” financiado no âmbito do Programa Nacional de Re-equipamento Científico, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Responsável pela participação da FCUP no projecto AGRO 518, “Melhoria da qualidade e segurança alimentar de pêra, maçã e kiwi em pós-colheita”.

Responsável pela participação da FCUP no projecto AGRO 747, “Fertilização de culturas em agricultura biológica e avaliação do processo pós-colheita dos produtos”

Projectos terminados

"Bioecologia da Delia radicum na região do Entre Douro e Minho", financiado pela Fundação Ilídio Pinho, 2004. Resumo do projecto.

Foi responsável pelo projecto “Investigation of the polyphenolic compounds of plant origin; their role in enzymatic browning and their antioxidant activity”, realizado no âmbito do Portuguese - Hungarian Intergovernmental Science and Technology Cooperation Programme, com a referência 423/OMFB/SCIAE, que se desenvolveu durante 1996 e 1997 em colaboração com o Instituto Nacional de Nutrição e Higiene Alimentar (OÉTI) de Budapeste.

Linhas de trabalho

Desenvolvimento de tecnologias para prolongar qualidade estética das flores de corte no período pós-colheita: ênfase nas relações hídricas.

Efeito do 1-metilciclopropeno na conservação de produtos hortofrutícolas.

Utilização do cálcio para desenhar a qualidade de frutos (tomate e kiwi).

Metabolismo das paredes celulares durante o amadurecimento de tomate e em frutos danificados pelo frio (chill-injured)

Elucidação da base bioquímica das alterações de textura dos frutos, estudando os mecanismos de regulação do metabolismo das paredes celulares. Para mais informação clique aqui.

Fisiologia do amadurecimento de frutos, usando o tomate como sistema modelo

Aspectos inéditos do amadurecimento do tomate. Desenvolvimento de pressão no interior do fruto e micrografias da superfície do endocarpo obtidas com microscópio electrónico de varrimento.

Outras actividades desenvolvidas entre 1992 e 1996 abordaram aspectos relacionados com:

 

 


Copyright Domingos Almeida 1999-2001. Todos os direitos reservados.
Última actualização: 2005-05-04.