Home Programa Calendário Documentação Pesquisa

Floricultura na Internet

Domingos Ferreira de Almeida

 

A Internet revolucionou a forma de disseminar informação, influenciando naturalmente a forma como os profissionais de Floricultura interagem, adquirem e actualizam conhecimentos e compram produtos e serviços.

O estudante de Floricultura deve estar familiarizado com a busca de informação na Internet, tirando partido das suas potencialidades tendo, contudo, consciência das suas limitações. De facto, num ambiente de informação abundante, a vantagem competitiva dos profissionais já não se faz tanto pelo acesso privilegiado a determinadas informações, mas pela capacidade de seleccionar a informação relevante e utilizá-la para resolver problemas ou produzir bens e serviços. Esta capacidade depende da solidez da formação (i.e. capacidade para utilizar a informação).

Os objectivos desta aula prática são:

  1. Consciencializar os alunos para as potencialidades e limitações da Internet como repositório de informação e para a distinção entre ter informação e usar informação,
  2. Promover a elaboração de uma lista de sites úteis

 

Metodologia

Após familiarização com o site da disciplina (http://dalmeida.com/floricultura), os alunos devem utilizar recursos disponíveis online para dar resposta às seguintes questões ou problemas:

1. Indique o contacto de uma empresa de montagem de estufas a trabalhar em Portugal.

2. Qual a taxa de respiração de cravos armazenados a 0 ºC?

3. Qual o nome científico das bocas-de-lobo?

4. Qual a temperatura de germinação recomendada para o amor-perfeito?

5. Indique a quantidade (em grama) de semente de amor-perfeito necessária para produzir as plantas suficientes para cobrir 2000 m2 de canteiros num compasso de 15 x 15 cm.

 

Depois deste exercício, a turma procederá à discussão da experiência com vista ao levantamento das potencialidades e limitações da Internet como fonte de informação para os estudantes e profissionais de Floricultura.

Os alunos devem elaborar uma lista com os endereços dos melhores sites de Floricultura que encontrarem durante a pesquisa.

 

A Internet no ensino da Horticultura. Comunicação apresentada no III Encontro Nacional de Docentes de Horticultura, Ponte de Lima, 13 e 14 de Setembro de 2001.

Algumas fontes de informação sobre floricultura.

Home | Ensino | Investigação | Perfil Pessoal | Contactos

Copyright Domingos Almeida 1999-2004. Todos os direitos reservados.
Última actualização: 30/03/04.