Programa
Calendário
Documentação
Pesquisa


Site de apoio à disciplina de Horticultura Ornamental
Licenciatura em Engenharia Agronómica, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto.

 Nesta página:
 
Acontecimentos | Horário | Docente | Disciplina | Objectivos

“Percorrendo os canteiros dum jardim, o botânico conhece cada flor, e o seu nome latino, e o número das suas pétalas e todas as suas variedades e o largo género em que se filia e a zona e o terreno que melhor convém ao seu desenvolvimento, etc., etc. Há só na flor uma coisa sobre o que o juízo do velho botânico sempre claudica, ou porque a desdenhe ou porque a não sinta – e é a beleza especial da flor, que está talvez na cor, nas dobras das folhas, na maneira como se mantém na haste, em mil particularidades indefinidas, nesse não-sei-quê que lhe habita as formas e que faz com que, diante dela, paremos, e a contemplemos, e a apeteçamos e a colhamos”.

Eça de Queiróz

Acontecimentos

Início do semestre: 21 Fevereiro 2007

II Jornadas Ibéricas de Plantas Ornamentais, Vairão, 16 a 18 de Setembro de 2004

Guia de estudo para alunos aplicados

Apresentação da aula de relvados (actualizada)

Teste formativo 2003/04

Horário (ano lectivo 2006/07)

Aulas teóricas: quintas-feiras, das 9:00 às 11:00
Aulas práticas: quintas-feiras, das 11:00 às 13:00

Docente e contactos

Docente: Domingos Ferreira de Almeida

Email: dalmeida@fc.up.pt

Top

Apresentação da disciplina

A Horticultura Ornamental ocupa-se de todos os aspectos relacionados com a utilização de plantas para melhorar a vida das pessoas, com exclusão da sua utilização alimentar e industrial. Assim definida, a Horticultura Ornamental é uma área vasta que interessa naturalmente aos profissionais das Ciências Agrárias, da Arquitectura Paisagista, da Decoração de Interiores, entre outros.

A disciplina de Horticultura Ornamental é agora obrigatória e está inserida no 4º ano do plano de estudos da licenciatura. Esta disciplina aborda alguns aspectos da Horticultura Ornamental, com destaque para as flores de corte e plantas ornamentais de interior. Outros grupos de culturas e formas de utilização de plantas em Horticultura Ornamental são referidos de forma superficial. A ênfase é colocada na fisiologia, técnicas de produção e pós-colheita de flores de corte, e na produção, utilização e manutenção de plantas ornamentais de interior.

Desde o ano lectivo 2004/05, os alunos podem aprofundar outros aspectos da Horticultura Ornamental nas disciplinas opcionais de Gestão de Espaços Verdes I e II.

Convido os alunos a lerem o meu dossier de docência para se informarem sobre a minha filosofia de ensino e avaliação, bem como sobre as minhas expectativas em relação aos alunos.

Top

Objectivos gerais

O objectivo desta disciplina é dotar os futuros licenciados em Engenharia Agronómica de conhecimentos relacionados com a Horticultura Ornamental.

No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:

Demonstrar uma visão global e integrada da Horticultura Ornamental;

Descrever a tecnologia de produção das principais culturas de flor de corte, relacionando a fisiologia e as exigências ambientais das espécies com as técnicas culturais empregues na sua produção;

Apresentar soluções técnicas para os problemas que ocorrem durante a produção de flores de corte e de plantas envasadas;

Compreender a fisiologia da senescência das flores cortadas e recomendar tecnologias adequadas à preservação da qualidade no período pós-colheita;

Identificar as plantas ornamentais de interior mais frequentes, conhecer as suas exigências ambientais e os princípios gerais sua utilização e manutenção em espaços interiores, tais como centros comerciais, hotéis e escritórios;

Entender o papel de diferentes tipos de plantas ornamentais nos espaços verdes urbanos;

Aprofundar de forma autónoma as matérias relacionadas com a Horticultura Ornamental e continuar a desenvolver competências para se tornarem profissionais especializados no sector.

Top

Home | Ensino | Investigação | Perfil Pessoal | Contactos

Copyright Domingos Almeida 1999-2004. Todos os direitos reservados.
Última actualização: 20/02/07.