Dossier de Docência 

Como eu vejo o ensino

No binómio ensino - aprendizagem, a ênfase pode ser repartida de diversas formas de acordo com os objectivos da abordagem. No entanto se a aprendizagem é reduzida ou  nula, não faz sequer sentido debater o ensino.

Ensinar é facilitar a aprendizagem. Com o rápido turnover do conhecimento tecnológico moderno, a função de fornecer informação tem interesse reduzido ao nível do ensino superior.

Uma instrução superior, honesta e moderna, em disciplinas científicas e tecnológicas deve fornecer aos alunos instrumentos que lhes permitam adquirir e usar informação para produzir nova informação (conhecimento) ou bens e serviços que aumentem o bem estar social. Independentemente dos ensinamentos específicos de determinada disciplina, os alunos devem estar familiarizados com os instrumentos de adquisição e uso de informação. Aqui está o que é preciso:

  • Adquirir informação:
  • Inglês
    Informática

  • Usar informação:
  • Ciências de base (sim a Matemática, Física e Química fazem a diferença!)
    Estatística
    Informática

Tendo dito que os computadores e a informática são importantes, deixem-me realçar que a ênfase não deve estar no aparato. Os gadgets da informação não substituem o raciocínio. Impressionam, mas, por si só, não resolvem problemas.

Encaro a actividade lectiva como um vértice essencial no processo de aquisição-transmissão-utilização do conhecimento. Estudar para poder ensinar na sala de aula beneficia a investigação e a consultoria. Encaro o ensino formal de disciplinas como oportunidade para o recrutamento de orientandos para projectos de investigação ou parcerias em consultoria.


Copyright Domingos Almeida 1999-2001.
Última revisão: 10 Abril 1999