Dossier de Docência 

As minhas expectativas em relação aos alunos

Apresentar e discutir de antemão expectativas ajuda a um bom início de qualquer relacionamento. As minhas expectativas em relação aos alunos são diversas. Aquelas que gostaria de especificar agora são o desempenho académico, honestidade e cortesia.

Desempenho académico. Tendo sido aluno por uns 10 anos desde que pela primeira vez me sentei nos bancos de uma universidade, sei por experiência própria que é muito difícil manter a motivação e o grau de esforço que conduzem à excelência académica em todas as fases do percurso. Eu não o consegui fazer! Dito isto, eu espero dos alunos que correspondam aos desafios que lhes são lançados, incluindo a preparação dos "trabalhos de casa" e as actividades das aulas práticas. Em nome da abertura devo dizer que espero de mim próprio que os desafios lançados sejam motivadores, realizáveis e úteis.

Honestidade académica. Eu espero dos alunos que respeitem os valores de integridade e honestidade, fundamentais na vida académica. O desrespeito por estes valores pode assumir diversas formas, incluindo:

  • Copianço. Utilização indevida de informação com o objectivo de melhorar a classificação.

  • Plagio. Utilização de expressões da actividade alheia sem reconhecer a autoria.

  • Mentira. Acto ou omissão que voluntariamente induz em erro outras pessoas, com o objectivo de melhorar as classificações, ou obter facilidades adicionais.

  • Falsificação. Inventar informação com o objectivo de adquirir vantagens.

A desonestidade académica é um obstáculo ao desenvolvimento pessoal. Não tenho a pretensão de impedir que eles aconteçam, mas é meu dever informar os alunos de que não simpatizo com actos de desonestidade académica.

Cortesia na sala de aula. Como cortesia para com os outros intervenientes (colegas e docentes) e para garantir um ambiente propício à aprendizagem, espero que os alunos:

  • Se abstenham de conversas cruzadas durante as aulas expositivas.

  • Façam um esforço por serem pontuais e evitem abandonar a sala antes do fim da aula.

  • Mantenham telemóveis e pagers desligados durante as aulas.

 


Copyright Domingos Almeida 1999-2001.
Última revisão: 10 Abril 1999